CONTATO RÁPIDO Tel/WhatsApp (+351) 960094558

Constantino K. Riemma

Membro Honorário da Casa de Tarot

Constantino K. Riemma é o notável criador do Clube de Tarô, um site de grande qualidade de informação.

Referimos aqui algumas referências pessoais retiradas do seu blog:

«Na aplicação simbólica do Tarô reconheço dois sentidos principais. Primeiro, como fonte de referência aos antigos  ensinamentos e, em segundo lugar, como recurso oracular para traduzir os significados de uma dada situação, bem como para desenhar cenários de futuro.

No primeiro sentido, revela-se como uma linguagem figurada que traduz para a nossa cultura ocidental os ensinamentos imemoriais que orientam o ser humano em suas buscas. As referências que no correr da vida ouvi de instrutores sobre um ou outro símbolo do Tarô, despertaram o interesse de compreender melhor esse recurso de transmissão do Conhecimento.

Quanto à função oracular do Tarô, minha aproximação foi cautelosa, pois testemunhei muitos equívocos cometidos por praticantes de previsões. Na maior parte das vezes, o simples enunciado de vaticínios acaba por aprisionar o consulente a eventos ou fatalidades que poderiam ser trabalhados evolutivamente ou até mesmo contornadas se, no lugar de previsões factuais, fossem indicados os caminhos de superação.

Uma questão prática que todos nós enfrentamos é a existência de muitos modos aplicação dos símbolos, por vezes até contraditórios. Para quem se interessa pela orientação de vida é muitas vezes necessário percorrer um longo caminho de aprendizado prático, de vivências particulares e de reflexão ativa.»

Algumas das suas palavras em relação ao Clube do Tarô:

«A idéia de criar um espaço virtual para o Clube do Tarô surgiu em 2005, quando organizei a Jornada com os Arcanos Maiores, com um programa que se estendeu por todas as segundas-feiras, durante o segundo semestre de 2005 até fevereiro de 2006. O propósito era de uma abordagem multidisciplinar das cartas reunindo estudiosos de diferentes áreas de conhecimento e linhas de interpretação. A prática mostrou que havia um grande interesse e animação por essas oportunidades de encontro e partilha de experiências.
Muitos palestrantes dessa Jornada elaboraram textos sobre os temas que apresentaram. Dediquei-me, então, à compilação de dados introdutórios sobre os diferentes assuntos e montei o site, que não parou de crescer com a colaboração de inúmeros autores que foram se juntando ao projeto.

Sério como foi o propósito da Jornada, o site poderia ser denominado Universidade do Tarô, Centro de Estudos, Tarô Esotérico e assim por diante. Escolhi o nome Clube para fazer eco à utilização diversificada e até mesmo contraditória das cartas.
Além disso, a idé
ia de clube sugere um espaço de convivência, ponto de encontro de tendências diversas em que a escuta e o acolhimento das diferenças podem representar sua marca especial. O termo "clube" serve ainda para diferenciar esse espaço, de união de esforços e de conhecimentos, dos sites exclusivos de um único autor ou profissional.

No dia-a-dia é muito comum o nome "clube" ser tomado ao pé da letra. Muitos imaginam que se trata de um espaço físico, com locais para atendimento. Outros, quando entram em contato se dirigem a "vocês do clube".

Esclarecemos, no entanto, que se trata de um espaço virtual, coordenado por um voluntário que conta com colaborações igualmente voluntárias.»


Sites de referência:
Blog pessoal: www.clubedotaro.com.br/blog/constantino/
Clube do Tarô: www.clubedotaro.com.br